Se tem um estilo de jogo que venho consumindo nos últimos tempos esse estilo são os jogos de anime. Scarlet Nexus me chamou a atenção desde quando joguei a demo dele no PS4, desde então ele entrou na lista de possíveis compras futuras. O jogo é um Action RPG com uma mecânica muito fluida e suave. Eu finalizei o jogo recentemente em uma das campanhas (a da Kasane) e irei trazer a vocês tudo que pude apreciar do game.
Em meio a tantos jogos para se jogar é muito difícil fazer um filtro e jogar tantas coisas ao mesmo tempo, mas as vezes é bom aproveitar e buscar jogos que você já tinha ouvido falar anteriormente, Scarlet Nexus foi esse o caso, eu me lembro do anuncio do game na Game Awards 2020, desde esse trailer eu me interessei bastante e procurei mais e mais sobre o jogo, infelizmente não podia comprar mas para minha felicidade o game chegou para o Game Pass (serviço de jogos da Microsoft ao qual você pode jogar vários games só pagando um valor mensal, algo similar a Netflix) então eu já estava com assinatura no PC aproveitei para experimentar. A principio tive uma experiência frustrante eu comecei a campanha da Kasane (uma das personagens jogáveis) e não consegui progredir muito bem um certo ponto, acabei então por desistir do game, mas por alguma razão resolvi voltar a jogar, para a minha surpresa eu consegui progredir bem mais e melhorar no jogo me fazendo sentir aquela vontade de jogar novamente.
Bom sem mais enrolações vamos a um resumo do enredo do game e os personagens.
A história do game (pode contér spoilers)
Scarlet Nexus se passa em um futuro próximo e alternativo em que a humanidade desenvolveu tecnologia e formou uma sociedade baseada em substancias encontradas no cérebro humano. Essas substancias também garantem poderes extra-sensoriais tais como, telecinese, phirocinese, eletrocinese, dentre outros. A OSF recruta membros com habilidades especiais para proteger a humanidade de outros seres, criaturas meio mutantes que se alimentam de cérebros humanos. Na história acompanhamos a Kasane Randall, ou o Yuito Sumeragi, cada um tem sua própria história e trilha seu próprio caminho, podendo terem histórias diferentes e pontos de vista diferentes um dos outros, fora cenários e até mesmo os aliados que nos acompanham. Na história Kasane foi adotada pela família da Naomi Randall quando criança e tem um amor e carinho bem grande pela irmã, durante o percurso da história ocorre uma situação muito triste ao qual Naomi protege Kasane de ser atingida por algo, nisso ela se transforma em monstro e a Kasane impede que seus companheiros matem ela, após isso Kasane e os outros membros da equipe vão investigar várias coisas estranhas que vem acontecendo. Vou citar alguns personagens extras do game, uns acompanham a Kasane durante todo o jogo, outros acompanham o Yuito em um determinado ponto e depois vão passar a acompanhar a Kasane.
Companheiros da Kasane:
Os principais aliados e companheiros de Kasane são. Kyoka Eden, uma moça bem gentil e sensível que em combate parece mais uma máquina de destruição ela tem a habilidade de duplicar as coisas. Arashi Spring, uma garota que tem habilidade de desacelerar o tempo, assim ela se move bem rápido, ela é bem preguiçosa e desanimada, mas finge ser uma grande heroína quando está em frente as câmeras. Shiden Ritter, ele é um personagem bastante mau humorado, acha que sabe mais que todos, um completo arrogante, sua habilidade é a eletricidade, embora tenha uma personalidade irritante ele é um fiel companheiro e confia fielmente em Kasane. Haruka Frazer é a responsável pela comunicação do grupo, sua habilidade e transmitir conversas uns com os outros através da mente. Kagero Donne, inicialmente ele está com o grupo do Yuito, porém após uma série de eventos ele passa a acompanhar a Kasane e sua equipe, sua habilidade é ficar invisível, ele é bem misterioso e de caráter duvidoso.
Companheiros do Yuito:
Os principais aliados e companheiros do Yuito são. Nagi Karman, um grande amigo de Yuito pelo menos no inicio do game, depois acontecem eventos que o separa. Hanabi Ichijo, ela é uma garota gentil e amigável, tem uma queda pelo Yuito mas vive negando, até que a Kasane a pressiona e descobre mais sobre, ela possui habilidade de fogo. Luka Travers, um garoto que possui habilidade de se teletransportar em alta velocidade, ele é um garoto inteligente e estrategista e é irmão de Karen Travers que futuramente se torna um antagonista. Gemma Garrison, tem a habilidade de endurecer a pele como aço, ele é um fiel companheiro de batalha do Yuito e fará o que for possível para proteger ele, possui bastante determinação e pensa sempre sobre sua aposentadoria. Tsugumi Nazar, possui a habilidade de clarividência, ou seja, pode prever o futuro em uma curta distancia, além de detectar inimigos invisíveis e saber seus próximos ataques, ela é bem tímida e gosta muito de plantas.
E de nenhum lado temos dois personagens tão importantes quanto, o Fubuki Spring e o Karen Travers que eram companheiros de batalha, mas após a perda de uma amiga Karen e Fubuki se distanciam e seguem rumos diferentes, Karen toma atitudes incorretas mas tem seus motivos para isso, enquanto Fubuki tenta fazer o que é certo, aceitar e seguir em frente.
Bom sobre a história para não dar muito spoiler só irei comentar o que foi dito até aqui, vamos seguir agora para a gameplay.
Jogabilidade
A gameplay de Scarlet Nexus é bem dinâmica e interessante, você controla apenas um personagem mas pode pegar poderes emprestados com seus aliados, por exemplo a Kasane pode arremessar objetos no ar, mas ela pode pegar emprestado poder de eletricidade, invisibilidade, dentre outros. Mesma coisa para Yuito mas cada um tem seu estilo de gameplay, enquanto a Kasane usa algumas laminas voadoras o Yuito utiliza uma espada, fora sua telecinese. Aparentemente jogar com a Kasane é jogar uma campanha bem mais difícil que você ira morrer, ou passar bem mais dificuldades, enquanto com o Yuito parece ser muito mais fácil, os desafios menores e a apelação do personagem muito maior. Fora as habilidades suas, dos aliados também temos um especial que é ativado após preencher uma barra lateral, após isso entramos em uma espécie de mundo simulado, ao qual você tira mais dano do inimigo e consegue finalizar ele mais facilmente, não existe muito mistério em como se jogar o game em pouco tempo você consegue entender e até se adaptar a ele. Existe um grande problema na gameplay quando você morre seus companheiros podem reviver você, entretanto nem sempre eles farão isso, pelo contrário muitas vezes você pega game over por besteira e acaba até se frustrando em certas partes, fora esse problema eu diria que a repetição talvez seja o segundo problema no game por isso ele não chega a ser nota 9.
Gráficos do game
O jogo possui um visual mais estilo anime, porém o cenário possui detalhes bem incríveis, principalmente quando se observa estruturas de ferro e veículos, ao redor tudo parece bem bonito e polido, sem falar no visual dos personagens e da fluidez do game que torna tudo mais agradável aos olhos, sem dúvidas fizeram um ótimo trabalho nessa parte.
O visual das criaturas por outro lado não é tão bom assim, muitos são meio simples demais e ao mesmo tempo parece que não houve muito capricho, percebemos uma certa repetição das criaturas, mas nem por isso o game deixa de ser bom, agora as criaturas que são chefes grande parte delas são bem criativas e interessantes.
Trilha sonora
A trilha sonora do game combina bem com a ambientação dele, com o estilo de jogo e com aquele estilo anime que ele possui, a música triste é realmente triste e bonita ao mesmo tempo, as músicas de ação tem seu peso também que anima nas batalhas. Confiram a trilha sonora do game completa abaixo.
Em resumo Scarlet Nexus é um jogo que vale muito a pena ser jogado, seja você fã, ou não de Action RPG, seja você fã, ou não de animes, dê uma chance e não irá se decepcionar, vale cada centavo esse jogo e por mais que eu tenha jogado pelo game pass eu compraria o jogo sem dúvidas. O game está disponível para PC, Xbox One, Series S/X, PS4 e PS5. Abaixo você confere a nossa nota para o jogo.
Comments